Glândula Adrenal
- Home
- Especialidades
- Glândula Adrenal
A glândula suprarrenal, localizada acima dos rins, produz hormônios importantes como cortisol, androgênios, adrenalina, noradrenalina e aldosterona, essenciais para a vida. Alterações nesses hormônios devem ser investigadas e tratadas cuidadosamente.
Cortisol
O principal protagonista da glândula adrenal, que parece um chapéu por cima dos rins, é o cortisol. Este hormônio tem ganhado destaque no público em geral por ser considerado o “hormônio do estresse” e pela atribuição de sua falta como causa de cansaço, indisposição e sintomas inespecíficos, muitas vezes relacionados a diversas doenças e hábitos de vida como consumo de álcool, privação de sono e má alimentação.
De fato, o cortisol aumenta com o estresse, mas esse aumento é fisiológico. O corpo aumenta o cortisol e o diminui conforme a demanda do organismo, sendo fundamental para auxiliar no sistema imunológico durante períodos de estresse, como uma doença.
Não corrigimos esse aumento fisiológico, apenas em casos de produção autônoma de cortisol, uma condição rara e complexa, que requer um método de diagnóstico específico.
Por outro lado, a falta de cortisol tem sido diagnosticada incorretamente com frequência, pois o exame precisa de um preparo correto e há muitos fatores que influenciam os resultados. A falta de cortisol pode causar fadiga e cansaço, mas é uma condição rara. Quando confirmada, usamos corticoides em baixa dose para corrigir o problema.
Corticoide
A confusão frequentemente surge porque os corticoides podem gerar bem-estar em muitas pessoas mesmo sem deficiência de cortisol, dando a falsa sensação de que havia um problema real. E aí que mora o perigo: o uso indevido de corticoides pode gerar uma série de complicações, como perda de massa óssea, perda de massa muscular, diabetes, hipertensão, aumento de gordura abdominal e trombose.
O uso correto de corticoides pode salvar vidas, mas o uso indevido é extremamente nocivo. Por isso, é essencial buscar um médico endocrinologista de confiança para uma avaliação adequada, caso suspeite de problemas relacionados ao cortisol.
Especialidades
A Dra. Renata Gonçalves Campos é especialista em Endocrinologia e Metabologia, atuando nas áreas de emagrecimento, obesidade, diabetes, tireoide, hormônios femininos e masculinos, metabolismo ósseo, hipófise, glândula adrenal e nutrição.

Emagrecimento
A obesidade é uma doença crônica que requer tratamento, incluindo mudanças comportamentais e, em alguns casos, medicamentos. Seu tratamento ajuda a prevenir outras doenças, melhora a qualidade de vida, a autoestima e reduz o risco de complicações futuras.
Veja Mais
Tireoide
A tireoide é uma glândula essencial que produz hormônios reguladores do metabolismo e de várias funções do corpo. Suas principais condições incluem hipotireoidismo (falta de hormônio), hipertireoidismo (excesso de hormônio) e nódulos tireoidianos, que podem ser benignos ou malignos, exigindo tratamento ou acompanhamento médico.
Veja Mais
Diabetes
O diabetes é uma doença comum que envolve alterações nos níveis de glicose no sangue, exigindo atenção e orientação. O tratamento precoce, com mudanças comportamentais e/ou medicamentos, é essencial para prevenir complicações.
Veja MaisFale Conosco
Entre em contato para agendar sua consulta ou tirar dúvidas. Estamos prontos para ajudar!
Telefone
WhatsApp
- (11) 9 9132-2205
- atendimento@luxvia.com.br
- -
Endereço
- Al Lorena, 638, cj 61/62
- Jd. Paulista, São Paulo - SP
Horário
- Seg a Sex: 9h às 18h
- Sáb a Dom: -